Estamos em contagem regressiva para o I Conepi

Dias

Horas

Min

Seg

O CONEPI (Congresso Nacional de Ensino e Práticas Interdisciplinares) tem como finalidade congregar diversas áreas do conhecimento que discutam a educação a partir da interdisciplinaridade. Em sua primeira edição, o CONEPI trará o debate frutífero entre a educação, ensino e patrimônio a partir de dois grandes eixos:

1) Educação e Cultura: terá a finalidade de debater a partir de GT’s temas que favoreçam a responsividade dialógica entre as diferentes áreas do conhecimento congregando temas que englobam tanto à educação do ponto de vista do ensino, perpassando desde a formação docente e a sua função em sala de aula, ensino-aprendizagem, novos rumos da educação com as novas ciências e horizontes, educação inclusiva e etc. Dessa forma, esse eixo congregará trabalhos de profissionais de diferentes áreas, em especial: Educação, Pedagogia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Letras, Educação Patrimonial e etc.

2) Educação e Interdisciplinaridade: Este eixo trará o debate acerca da educação a partir do olhar interdisciplinar, congregando diferentes saberes e olhares, a fim de levantar a discussão sobre a principal finalidade de favorecer este viés interdisciplinar no âmbito educacional. Para isso, os Gts propiciarão tal debate a partir de trabalhos científicos, mesas redondas, minicursos, palestras e amostras culturais.

 

Com o palestrante Celso Antunes, a conferência de abertura terá a palestra “As inteligências múltiplas e seus estímulos”. Um estudo sobre o avanço da neurologia e a emersão de novas teorias pedagógicas, com destaque a teoria de Inteligências Múltiplas. O evento será realizado a partir das 14 horas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

A continuação do CONEPI será nos auditórios e salas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a responsabilidade da Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços, com apoio técnico e científico da Coordenação do Curso de Letras da UFPB, com certificação reconhecida e com publicação dos artigos em anais com ISBN.

A conferência de encerramento será com a palestra: “Impactos da microcefalia na Educação e na Saúde pública e sua relação com a neurociência”. Com a participação da Dr.ª Luciana Caroline Albuquerque Bezerra, do Prof. Dr. José Ferrari Neto (DLCV-UFPB), do Prof. Dr. Hermano Rodrigues (DLCV-UFPB) e representantes da Saúde e Educação do Estado e da Secretaria Municipal de João Pessoa.

O evento trará nomes de gabarito e reconhecimento das diferentes áreas da educação, bem como, terá como organizadores e realizadores: Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços e UFPB-Letras.

Celso Antunes no I CONEPI

Objetivos

OBJETIVO GERAL

  1. Discutir de forma interdisciplinar a educação a partir da óptica interdisciplinar de forma a congregar diferentes áreas do conhecimento tais como: Pedagogia, Letras, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Patrimonial e etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Debater a educação como meio de inserção social e inclusiva;
  2. Discutir a educação patrimonial como eixo gerador de cidadania, valorizando a cultura, identidade e memória.
  3. Expor atividades, memórias e amostras que congreguem a interdisciplinaridade da educação em suas diversas vertentes;
  4. Discutir a educação a partir da óptica do currículo, formação docente, legislações educacionais, educação inclusiva, diversidade e direitos humanos e etc.
  5. Ampliar e aperfeiçoar a discussão sobre o debate do papel do psicopedagogo e do neuropsicopedagogo no âmbito educacional e social;
  6. Promover o debate sobre as dificuldades que envolvem o processo do ensino-aprendizagem, trazendo discussões que congreguem desde as dificuldades discentes e o papel docente nestes enfrentamentos.

Público-alvo

Estudantes de graduação


Estudantes de pós-graduação


Profissionais




Professores da rede básica de ensino

Datas Importantes

JANEIRO

Dia 11 às 00h00: Início da 1ª chamada

Dia 15: Abertura do prazo para submissão de atividade (Minicurso ou Oficina)

FEVEREIRO

Dia 11 às 23h59: Fim da 1ª chamada (Inscrição e resumo)

Dia 12 às 00h00: Início da 2ª chamada

MARÇO

Dia 20: Início do prazo para envio de trabalho completo

ABRIL

Dia 10 até as 23h59: [PRORROGAÇÃO do dia 31 de março] Fim do prazo para envio de trabalho completo para quem se inscreveu* na 1ª chamada

Dia 15 às 23h59:Fim da 2ª chamada (Inscrição e resumo)

Dia 16 às 00h00: Início da 3ª chamada

Dia 28: Encerramento do prazo para submissão de atividade (Minicurso ou Oficina)

MAIO

Dia 10 até às 23h59: [PRORROGAÇÃO do dia 5 de maio] Prazo final para envio de trabalho completo para os inscritos da 2ª chamada e que já efeturaram pagamento.

Dia 20 até as 23h59: Prazo final para envio de ajustes do trabalho completo dos inscritos na 2ª chamada.

Dia 28 às 23h59: [PRORROGAÇÃO do dia 25 de maio] Fim da 3ª chamada (Inscrição e resumo)

JUNHO

Dia 10 até as 23h59: [PRORROGAÇÃO do dia 5 de junho] Prazo final para envio de trabalho completo para os inscritos da 3ª chamada

*Lembre-se que o ato de inscrição não é somente preencher o formulário, mas também pagar a taxa no mesmo período para validar com o mesmo valor.

Dias 15 a 17: Dias do evento.

Mais detalhes sobre as atividades e horários do evento na página da Programação

JULHO

Dia 10 até as 23h59: Reenvio para publicação: Todos os trabalhos serão revisados pós-congresso de todos congressistas de todas as chamadas, a qual terão a oportunidade de reorganizar e fazer a correções necessárias. Para isso reenvie seu trabalho até dia 10 de julho.

 

Material de Divulgação

Logotipo

Capa para Facebook